terça-feira, 27 de maio de 2008

A onça e o bode

Era uma vez, na floresta, a onça resolveu construir uma casinha para morar.

Também o bode teve a mesma idéia. A onça saiu andando, andando e encontrou uma planície verdejante, com algumas árvores e uma vista muito bonita e resolveu:

- será aqui a minha casinha!

Capinou o terreno, demarcou o pedaço com algumas varas e estando muito cansada resolveu voltar outro dia para continuar a construção.

O bode, procurando o lugar ideal, encontra aquele pedaço de terra já capinado e cercado e pensa: Tupã esta me ajudando! Mãos a obra, ergueu as paredes feitas de bambu entrelaçado e resolveu voltar depois para continuar a obra.

Dia seguinte, chega a onça. Surpresa!

- Ó! Tupã está me ajudando! Já estão prontas as paredes!

E feliz colocou o telhado, feito de folhas de palmeira e disse contente:

- Amanhã termino a casa!

Qual não foi a surpresa do bode ao encontrar a casa semi-pronta!

- Tupã esta me ajudando!

Cantarolando colocou as portas e janelas e lá se foi pensando nos moveis e utensílios para o novo lar.

A Onça quase desmaiou ao ver o feito.

- Tupã esta me ajudando mesmo!

E cuidou da decoração enchendo de flores as janelas e varanda. Foi então, juntar seus
pertences para se mudar dia seguinte!

O bode ficou pasmo ao ver a decoração primorosa da casa.

- Tupã me ajudou mesmo! Me mudo amanha!

Dia seguinte, chegam os dois de mala e cuia e começa a confusão!

- Esta casa é minha, diz a onça! Eu limpei o terreno e cerquei, coloquei o telhado e decorei!!!

- Mas dona onça, quem fez as paredes, colocou as janelas, heim?

- MAS A CASA É MINHA, berra a onça!

Mostrando os chifres afiados o bode contesta!. Briga vai, briga vem, resolvem conversar e resolver o problema, afinal os dois haviam construído a casa!

- Moraremos juntos e juntos construiremos outra casa, igual a esta e um de nós se mudara quando a nova estiver pronta!

Apertos de patas, e assim foi feito! Em uma semana outra casinha, tão linda como a primeira estava pronta. Eram vizinhos e se ajudavam mutuamente, como devem fazer os bons vizinhos! E viveram felizes por muitos e muitos anos!

Nenhum comentário: