sexta-feira, 30 de maio de 2008

A raposa e a onça (no bosque)

Era uma vez, há muito tempo atrás, uma raposa muito amiga de uma onça.
Um dia, a raposa convidou a onça para dar um passeio no bosque com ela.
A onça aceitou.
Estavam quase no meio do bosque, entre as folhagens para um campo aberto, e havia um tronco grosso de árvore no chão.
A raposa disse:
-Tu não vês como destroem e derrubam? O que podemos fazer?
A onça respondeu:
-Não sei, minha nobre amiga, mas te preparas para rir.
A raposa não entendeu e perguntou:
-Por quê?
-Porque quando... Ah, é melhor você ver daqui, detrás da moita.
Após um tempo, uma gazela fugindo de um guepardo, tropeçou no tronco e foi apanhada pela fera.
A onça se contorcia de rir, mas a raposa não achou graça nenhuma. Além da gazela ser amiga da raposa, não era justo que rissem dela à vontade porque estava na beira da morte.
-Escute, minha amiga onça. Não é justo que rias da minha amiga porque ela está na beira da morte. E se tu fosses ela? Gostaria se eu ficasse rindo de tu porque você está morrendo? A gazela, minha amiga, também sente a mesma coisa.
E, dizendo isso, virou as costas e foi embora.

Moral: Não rias das desgraças dos outros sem pensar que, no lugar do pobre infeliz poderias estar tu.

Nenhum comentário: